sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PEDIDO A PAPAI NOEL


Este ano eu não quero roupa nova,
Nem bonecas, eu quero pedir a Papai Noel
que coloque um pouco mais de juízo
na cabeça dos adultos, eles estão destruindo
tudo, o que vai sobrar para os meus filhos,
e para os meus netos?
-
Só fotos antigas, histórias?
A minha boneca, eu limpo a carinha dela,
minha mãe faz um vestidinho de chita,
e pronto, ela fica como nova.
Mas e a natureza, o que os adultos vão fazer com ela?
-
Tantos projetos, tantas conversas,
tantos debates, tantas reuniões...
-
Se eu pudesse falar com Papai Noel,
gostaria de pedir pra ele não deixar
a politica ser mais importante do que:
-
Os rios, as florestas, os campos, as montanhas,
o mar, com o seu imenso azul.
-
Ser mais importantes que as pessoas
que sofrem tanto com a educação que esta
tão ruim.
-
Com a saúde, pois as pessoas ficam mais doentes
ainda nas filas intermináveis, nas esperas angustiantes,
no descaso, na intolerância de funcionários,
mal humorados e por vezes cruéis.
-
E muitos morrem, esperando que o sistema da
saúde melhore.
Mas eu sou apenas uma menina que
não entende nada dos assuntos de gente grande.
-
Eu só sei que vejo o papai triste quando volta pra casa,
cansado de procurar emprego e não encontrar.
Vejo minha mãe com as mãos machucadas da
lavagem de roupas, que paga tão pouco,
mas que a deixa exausta.
-
E quando chega perto do fogão, suas lágrimas
inundam seus olhos, e descem silenciosas pela face,
nós, seus filhos estamos com fome, e nada há para
fazer.
-
As panelas ficaram mais uma noite vazias,
como a minha barriguinha e a dos meus irmãos.
-
Papai Noel olha pela gente, ajuda meu pai, minha mãe,
e todos os papais e mamães que choram como os meus
(Sabe eu já vi papai chorar escondido).
Acho que é só.
-
AH! Ia me esquecendo....
Eu acredito em Papai Noel.
FELIZ NATAL...
-
Sílvia Pertusi

Nenhum comentário: